"A psicologia tem um longo passado mas uma curta história." Herrmann Ebbinghaus



17/05/11

Desevolvimento Motor

O neurónio é uma célula nervosa e a estrutura básica do sistema nervoso. Estes processam e transmitem a informação através de sinais electroquímicos. O neurónio é composto pelo corpo celular, dendrites, axónio e terminal do axónio. Por vezes os axónios são cobertos por uma bainha isolante de mielina que permite que o impulso nervoso se transmita mais rapidamente.


otorrâna iaabetes. Em pesquisass acçtençoce  Os bebaturaçtividades reflexas.oso se transmita mais rapidamente
                A mielinização do sistema nervoso não está completa na altura do nascimento, por isso ocorrem muitos curto-circuitos nos impulsos neuronais dos bebés, o que explica as suas acções reflexas. O funcionamento do córtex cerebral só é possível por volta dos 2 anos de idade continuando a sua maturação até aos 12/15 anos.
                Existe uma sequência de aprendizagem das capacidades motoras: Os bebés seguram a cabeça, sentam-se sem apoios, gatinham e depois andam. A idade pode ser ligeiramente diferente mas todas as crianças passam pela mesma sequência de aprendizagem.

Conhecem-se 3 regras gerais do desenvolvimento motor:
1- Progressão céfalo-caudal
2- Progressão proximodistal
3- Progressão de acção concentrada para especifica
O desenvolvimento motor é influenciado pela maturação biológica que é estimulada pela prática. A prática precoce é, assim, um factor chave para a manutenção e o futuro desenvolvimento das acções. Outro dos factores do desenvolvimento motor é o sono.



                       

O que é o sono?

Sono é o nome dado ao repouso que fazemos em períodos de cerca de 8 horas em intervalos de cerca de 24 horas. Durante esse período o nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências directas à saúde como: o fortalecimento do sistema imunitário, secreção e liberação de hormonas (hormonas de crescimento, insulina e outros), consolidação da memória e o relaxamento e descanso dos músculos.





 Curiosidade:

Num estudo realizado pela Universidade de Chicago – EUA, onze pessoas com idades compreendidas entre 18 e 27 anos foram impedidas de dormir mais de quatro horas durante seis dias. O efeito foi assustador! No final do período, o funcionamento do organismo destas era comparado ao de uma pessoa de 60 anos de idade e os níveis de insulina eram semelhantes aos dos portadores de diabetes. Em experiências de laboratório, foram usados ratos como cobaias que não aguentaram mais de dez dias sem dormir. A consequência foi a morte por infecção generalizada. 

Sem comentários:

Enviar um comentário