"A psicologia tem um longo passado mas uma curta história." Herrmann Ebbinghaus



30/03/11

O Caso das Crianças Selvagens

Na nossa última aula, foi-nos dado a conhecer dois casos semelhantes: Genie e Victor. Estas duas crianças, cresceram em condições e ambientes extremos, completamente fora do comum. Sem qualquer tipo de contacto social e cultural.

No caso de Victor, foi encontrado numa floresta em França, sem qualquer tipo de comunicação perceptível ao resto da sociedade. A sua base de comunicação eram grunhidos e alguns gestos. Tudo indicava que o seu comportamento e desenvolvimento se deveu à interacção com os seres vivos do ambiente onde tinha estado inserido. Victor deslocava-se sobre os quatro membros, fazia as suas necessidades fisiológicas onde e quando lhe apetecia, etc. Foi entregue ao cuidado e estudo de Jean Marc Gaspard, sendo que o investigador o submeteu a uma tentativa de ensino.

Genie foi também outro alvo de estudo, encontrada num quarto fechada, presa a um penico e sem qualquer tipo de contacto com o exterior. O único contacto era a presença dos pais, sendo que sempre que ela pronunciava qualquer tipo de som, o pai agredia-a. Por este motivo, Genie assimilou que a produção de som era algo que lhe causava dor. Quando encontrada, quase não sabia andar, tinha os músculos atrofiados e pronunciava alguns sons/grunhidos quando estimulada.

Durante o estudo de ambas as crianças, verificou-se dificuldades no processo de aprendizagem, visto que já tinha ultrapassado o período crítico de aquisição de conhecimentos. Victor havia sido encontrado com cerca de 11 ou 12 anos, e Genie tinha 13, o que reforça ainda mais a ideia do período crítico.

Assim, levanta-se a questão há muito falada: qual o factor que mais influencia o desenvolvimento do indíviduo? O ambiente, onde se cresce, convive, etc? Ou a genética que nos foi passada por hereditariedade?

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